Tipo: Projeto de edificação , Trabalho de conclusão de curso
Ano: 2010
Equipe: Arq. Marta Kessler
Localização: Porto Alegre, Brasil
Área: 7.500 m2
Status: Projeto concluído

A ESEF/UFRGS, localizada em Porto Alegre, é a mais antiga escola de educação física do Rio Grande do Sul e oferece hoje 4 cursos de graduação: Educação Física Licenciatura e Bacharelado, Fisioterapia e Dança, além de pós-graduação, mestrado e doutorado. Formando profissionais de uma das mais prestigiadas universidades do país, dotados de conhecimentos práticos e teóricos compatíveis com tal importância, a ESEF dispõe de uma infra-estrutura precária e insuficiente para seus padrões. Falta de manutenção por diversos motivos e falta de verba para grandes reformas resultaram em um estado de urgência por uma reformulação.

As universidades de maneira geral, com relação a todos os cursos, tem procurado se modernizar oferecendo o melhor no que diz respeito a equipamentos e espaços físicos. Nas públicas, que sempre contam com recursos escassos, o crescimento é comumente dificultado. Entretanto, tem-se hoje uma situação diferente: um recente Estudo de Viabilidade Urbanística prevê a construção de novas edificações no campus da ESEF, ampliando seu alcance e a modernizando. Além disso, há atualmente o contexto esportivo em que o Brasil está inserido, sediando em 2014 e 2016 os dois maiores eventos esportivos do mundo, a Copa do Mundo de Futebol e os Jogos Olímpicos, respectivamente. Porto Alegre, como cidade escolhida para receber jogos da Copa, deverá dispor de instalações esportivas adequadas para servirem como centro de treinamento para todas as equipes que nela disputarão jogos.

Assim, surge uma oportunidade única de colocar a ESEF/UFRGS no mapa das grandes instituições de ensino com infra-estrutura à altura de seu porte e plenas condições de sediar importantes competições e eventos esportivos. É nesta circunstância que este projeto se desenvolve: o objetivo da proposta é proporcionar à escola um ambiente adequado à prática esportiva e ao aprendizado, qualificando um espaço com imenso potencial que hoje é subutilizado. O programa, portanto, compreende não apenas os usos decorrentes do caráter universitário do projeto, mas também visa à possível exploração do potencial de um campus dotado de uma infra-estrutura completa e com excelente localização para atividades externas.

Compõem o programa do projeto: quadra poliesportiva com dimensões oficiais, servidas de arquibancadas para público de até mil pessoas, camarotes e cabines de imprensa, quadra poliesportiva para treinamento/aquecimento, espaços modulares multifincionais para dança, artes marciais e pilates, tablado de Ginástica Ritmica Desportiva com dimensões oficiais, sala de musculação, centro de fisioterapia, amplos vestiários, sanitários e áreas de apoio, auditório, restaurante universitário (refeitório) e café. Além disso, reforma total no campo de futebol, equipando-o com pista oficial de atletismo e instalações para receber os demais equipamentos do esporte. Sob este espaço, estacionamento para 960 veículos.