APARTAMENTO VG

APARTAMENTO VG

Tipo: Projeto de Arquitetura de Interiores
Ano: 2015
Equipe: Arq. Marta Kessler, Arq. Paula Arnold
Localização: Porto Alegre, Brasil
Área: 72 m²
Status: Obra Concluída

Espaços claros e muito práticos. Esse era o desejo do casal quando buscou o projeto de arquitetura para o apartamento recém adquirido. Para acompanhar uma rotina movimentada, era essencial a funcionalidade dos ambientes, de dimensões relativamente compactas, a otimização de sua dinâmica interna e a criação de áreas favoráveis à organização.

Por se tratar de um imóvel novo e com a intenção dos clientes de não alterar a planta original, houve pouquíssima intervenção de reforma, e o trabalho foi todo concentrado em pintura, piso, iluminação e marcenaria precisa para atender às necessidades.

Partiu-se então da decisão de adotar para a volumetria formas limpas, linhas retas e com poucos detalhes, afim de transmitir o conceito contemporâneo do projeto. Nos materiais de cada ambiente foi empregada uma base bastante neutra, clara, contraposta com porções de cor e de madeira.

O estar minimalista foi integrado, por meio da mesa de jantar e bancada anexa para refeições rápidas, à cozinha e seus materiais e cores cuidadosamente mesclados. Os espaços de armazenagem são fechados, e uma divisória de vidro jateado setoriza a área da lavanderia mantendo a entrada de luz natural.

O escritório recebeu, de um lado, generosa bancada de estudos, constituída de madeira, calha para passagem de fiações e armário superior; no lado oposto, armário para abrigar e organizar a biblioteca, entre trechos transparentes, com fundo colorido, e fechados.

Na suíte do casal, uma cabeceira de madeira com tecido geométrico e iluminação embutida aquece a base neutra, em conjunto com a sapateira laqueada colorida aos pés da cama. A estratégia nos dois banheiros foi semelhante: manter os revestimentos brancos existentes e destacar a cor da espaçosa marcenaria projetada.