Tipo: Projeto de Arquitetura de Interiores
Ano: 2018/2019
Localização: Porto Alegre, RS, Brasil
Área: 200 m²
Status: Obra Concluída
Equipe: Projeto Arq. Marta Kessler e Arq. Gustavo Sbardelotto / Execução Arq. Marta Kessler
Fotos: Julia Saldanha
Uma casa antiga transformada para receber um novo salão de beleza. Localizada no bairro Moinhos de Vento, em Porto Alegre, a edificação já havia recebido outros negócios nos anos anteriores e sofrido algumas intervenções. Precisávamos uniformizar a linguagem, corrigir problemas e, então, comunicar a identidade do novo morador: o salão Coupe.
A recepção do salão de cara já indica o caráter contemporâneo da proposta. Com base de tons frios, o verde é a única cor de fato adotada no projeto, e aparece nas poltronas e na vegetação. Com esquadrias, mobiliário e instalações pretos e piso de resina epóxi sobre contrapiso cimentado, completamos a paleta sóbria. Tanto a bancada de granito preto com corte bruto quanto os expositores de produtos foram desenhados por nós especialmente para o projeto.
O atendimento aos clientes se divide entre o térreo e o segundo pavimento, com salas privadas em ambos para serviços como depilação e massagem, e um salão livre em cada andar para os atendimentos de cabelos e unhas. As estações de cada profissional são padronizadas e modulares, compostas por cadeira, espelho e carrinho multifuncional, todos projetados nos mínimos detalhes para as necessidades dos funcionais dos usuários, mantendo a unidade estética entre os elementos e os espaços.
Separados simbolicamente por frames de aço, os lavatórios têm contato direto com os salões principais, mas são também local de relaxamento. No térreo, instalamos vegetação no teto logo acima deles, de forma a tornar também lúdica a simples experiência de lavar o cabelo.
No segundo pavimento, o antigo piso de madeira completamente deteriorado foi tratado, recuperado e ficou como novo, ganhando destaque no espaço. As linhas pretas dos trilhos de iluminação cruzando o ambiente, das estruturas em torno dos lavatórios e das estações de trabalho percorrem vários ambientes, encaminham o olhar e traduzem a identidade da empresa aos visitantes.
Como elemento surpresa, acessado a partir do salão sóbrio e de materiais crus, os lavabos são caixas completamente azuis e se mostram como mais uma brincadeira inusitada com clientes e convidados.